Uma nova forma de produção vai dominar o mercado nos próximos anos, a chamada Indústria 4.0. O termo, originado na Alemanha, engloba as mudanças que o avanço e a união de tecnologias causarão nas linhas de produção, caracterizando uma nova revolução industrial.
A Indústria 4.0 vai criar uma forma de produzir onde serão necessários profissionais altamente qualificados e com competências multidisciplinares. Nesse contexto, gestores que compreendam os processos de inovação e sejam capazes de liderar equipes de forma inteligente e eficiente serão fundamentais.
O que é a Indústria 4.0 e quais são os seus efeitos são questões essenciais para quem quer estar atualizado e pronto para as mudanças que vão acontecer no mercado.
Pensando nisso, preparamos um post com as informações que você precisa para entender esse novo modelo de indústria. Confira!
A Indústria 4.0 é um conceito industrial que envolve a utilização dos principais avanços tecnológicos nos processos de fabricação de produtos. Nesse modelo de indústria, sistemas cyber-físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços possibilitarão que as empresas gerem redes inteligentes que controlem a produção.
Dessa forma, os procedimentos industriais tendem a ficar progressivamente mais automatizados e personalizáveis, gerando uma revolução no modo como os negócios são realizados e as empresas são geridas.
A Indústria 4.0 é baseada em seis princípios. São eles:
capacidade de operação em tempo real: obtenção e processamento de dados de forma quase imediata, possibilitando tomar decisões rapidamente;
descentralização: a tomada de decisão poderá ser realizada por sistemas cyber-físicos e as maquinas serão capazes de oferecer informações sobre as suas operações;
modularidade: as tarefas das maquinas poderão ser alteradas com facilidade, viabilizando a produção de acordo com a necessidade;
virtualização: as fábricas inteligentes vão ter uma cópia virtual, permitindo rastrear e monitorar, de forma remota, todos os processos;
orientação a serviços: as aplicações de software serão oferecidas como serviços, possibilitando a padronização dos processos;
interoperabilidade: por meio de dispositivos, os gerentes de produção serão capazes de manter uma comunicação constante com as maquinas responsáveis pelos processos.
Uma das principais consequências da Indústria 4.0 será a necessidade de novos modelos de negócios. Por muito tempo, a indústria influenciou o comportamento da sociedade, e, agora, vivemos um processo que levará à inversão desse cenário, de modo que as pessoas vão ditar as tendências para a indústria.
A exigência de produtos customizados será uma constante no mercado e as fábricas da Indústria 4.0 estarão preparadas para responder a essa demanda.
A Indústria 4.0 trará uma tendência de fábricas cada vez mais automatizadas, fazendo com que empregados que executem tarefas manuais e repetitivas não sejam mais necessários, porém, haverá uma grande demanda por profissionais tecnicamente qualificados e que tenham habilidades para lidar com tecnologias variadas.
A Indústria 4.0 é baseada em sistemas virtualmente interligados, transmitindo informações de grande importância, sendo necessário um alto nível de confiabilidade dos sistemas.
Para suprir essa demanda, será fundamental a pesquisa e o desenvolvimento contínuos na área de segurança da informação.
A Indústria 4.0 mudará a forma de produzir, formar profissionais e gerir equipes. As mudanças causadas por esse novo conceito de indústria já estão acontecendo — percebê-las e adaptar-se às novas necessidades do mercado é essencial para se manter atualizado e continuar a evoluir profissionalmente.
Agora que você já sabe o impacto que a Indústria 4.0 vai causar nas empresas, que tal descobrir qual será o papel do líder nesse cenário?